segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Arquitetura + Música = Faroeste Caboclo

Para quem gosta de música, vou trazer ao blog um tema bem agradável, “Arquitetura + Música =”. Esse espaço será para falarmos de como um ambiente urbano ou arquitetônico pode influenciar na composição de músicas, letras, poesia e até mesmo em outros canais artísticos.
Por preferência, trarei nesse primeiro post uma música que retrata uma cidade servindo de cenário para uma história e uma mensagem. A música é Faroeste Caboclo da Legião Urbana.
Croqui de  Oscar Niemeyer, do Congresso Nacional.
Essa construção é o cartão postal de Brasília
Essa é uma das músicas mais longas da banda. Nela, conta-se a história de João de Santo Cristo, um rapaz pobre que sai do interior e vai tentar a vida em Brasília. Como sabemos, Brasília é uma cidade projetada pelos Arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Nos anos 60, data de sua construção, era a capital mais moderna do mundo e continha todos os conceitos modernistas do Arquiteto francês Le Corbusier. Hoje a cidade é tombada e gerou cidades-satélites que servem de apoio econômico e onde a maioria da população brasiliense vive, principalmente as mais abastadas.

Renato Russo vivenciou sua adolescência na capital nos anos 80. A família do cantor alega que era uma verdadeira relação de “amor e ódio” pela cidade. Ao relatar os passos de João de Santo Cristo, ele indica pontos de convívio e de interesse da cidade. Mostra também como é difícil a vida de um imigrante vindo do sertão para a capital do país, o seu comportamento, o comportamento da juventude brasiliense e usa fatos verídicos para compor a história do personagem

Seguem abaixo o vídeo da música e a letra com comentários sobre Brasília.
     
Legenda: Negrito -> Comentários
                 Cinza Escuro -> Letra.

Nesse início, não há referência sobre Brasília, mas sim sobre a origem de um rapaz que saiu do sertão e como era sua vida. Ao longo da música, vemos a mudança.
Pintura retratando a vida no sertão.
Não tinha medo o tal João de Santo Cristo
Era o que todos diziam quando ele se perdeu

Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda

Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu

Quando criança só pensava em ser bandido
Ainda mais quando com um tiro de soldado o pai morreu
Era o terror da sertania onde morava
E na escola até o professor com ele aprendeu
Ia pra igreja só pra roubar o dinheiro
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar
sentia mesmo que era mesmo diferente
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar
Ele queria sair para ver o mar
E as coisas que ele via na televisão
Juntou dinheiro para poder viajar
De escolha própria, escolheu a solidão
Comia todas as menininhas da cidade
De tanto brincar de médico, aos doze era professor.
Aos quinze, foi mandado pro o reformatório
Onde aumentou seu ódio diante de tanto terror.
Não entendia como a vida funcionava
Discriminação por causa da sua classe e sua cor
Ficou cansado de tentar achar resposta
E comprou uma passagem, foi direto a Salvador.
Antes de chegar a Brasília, João passa por Salvador
Rodoviária de Salvador. 
E lá chegando foi tomar um cafezinho
E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
E o boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem
Mas João foi lhe salvar
Dizia ele: "Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há
Tô precisando visitar a minha filha
Eu fico aqui e você vai no meu lugar"
A parti daqui, a letra começa a falar sobre Brasília, a capital mais moderna do Brasil. Por isso a expressão "Neste país lugar melhor não há".

Esplanada do Ministério de Brasília. Nessa imagem ainda vemos Congresso Nacional,
Catedral Metropolitana, o museu nacional. 
Foto da NASA mostrando a Cidade de BrasÍlia a noite. Dá para se ver o traçado
original e mais as cidades satélite em sua volta. 
E João aceitou sua proposta
E num ônibus entrou no Planalto Central
Aqui temos um duplo sentido. Planalto Central é a denominação habitual do grande platô que se estende pelos estados brasileiros de Goiás, Minas Gerais e outros. Mas também, em expressão popular, é a localização do Distrito Federal. Os dois sentidos se aplicam nessa passagem da música.

Ele ficou bestificado com a cidade
Saindo da rodoviária, viu as luzes de Natal
Na época do Natal a cidade fica realmente muito iluminada.
Icones da nossa arquitetura moderna com as luzes e enfeites de natal. 

Árvore de Natal de Brasilia. 
"Meu Deus, mas que cidade linda,
No Ano-Novo eu começo a trabalhar"
Cortar madeira, aprendiz de carpinteiro
Ganhava cem mil por mês em Taguatinga
Primeira cidade-satélite; formou-se quando houve a construção de Brasília. Uma cidade que inicialmente era de uma população mais pobre e que com o tempo se desenvolveu e hoje é uma das cidades mais ricas dessa região.
Vista aérea da cidade de Taguatinga.

Mapa de Taguatinga. 
Na sexta-feira ia pra zona da cidade
Gastar todo o seu dinheiro de rapaz trabalhador
E conhecia muita gente interessante
Até um neto bastardo do seu bisavô
Nos anos 80, a zona mais movimentada era a de Taguatinga na Rua da Alegria, 
onde se concentrava um grande número de prostituta. 

Os bares da cidade-satélite era a preferência dos imigrantes da região, principalmente da mesma origem do personagem.

Um peruano que vivia na Bolívia
E muitas coisas trazia de lá
Seu nome era Pablo e ele dizia
Que um negócio ele ia começar
E o Santo Cristo até a morte trabalhava
Mas o dinheiro não dava pra ele se alimentar
E ouvia às sete horas o noticiário
Que sempre dizia que o seu ministro ia ajudar
Mas ele não queria mais conversa
E decidiu que, como Pablo, ele ia se virar
Elaborou mais uma vez seu plano santo
E sem ser crucificado, a plantação foi começar.
Logo logo os maluco da cidade souberam da novidade:
"Tem bagulho bom ai!"
E João de Santo Cristo ficou rico
E acabou com todos os traficantes dali.
Fez amigos, frequentava a Asa Norte
E ia pra festa de rock, pra se libertar
A Asa Norte é um dos bairros mais nobres da cidade, onde os moradores possuem um alto poder aquisitivo. Essa região compõe o plano piloto de Brasília e nela aconteciam as festas mais quentes da região, como a Broadway, na 316 Norte, e a Radicaos, na 105 Norte. Nessas festas, a frase “sexo, drogas e rock’n’roll” acontecia literalmente.
Mapa da Asa Norte.
Mas de repente
Sob uma má influência dos boyzinho da cidade
Começou a roubar.
Já no primeiro roubo ele dançou
E pro inferno ele foi pela primeira vez
Violência e estupro do seu corpo
"Vocês vão ver, eu vou pegar vocês"
Complexo Penitenciário da Papuda está situado a 25 km do Palácio do Planalto, em Brasília, local relatado como “um caldeirão prestes a explodir”.

Vista lateral do presídio da papuda.

Agora o Santo Cristo era bandido
Destemido e temido no Distrito Federal
Não tinha nenhum medo de polícia
Capitão ou traficante, playboy ou general
Foi quando conheceu uma menina
E de todos os seus pecados ele se arrependeu
Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu
Ele dizia que queria se casar
E carpinteiro ele voltou a ser
"Maria Lúcia pra sempre vou te amar
E um filho com você eu quero ter"

O tempo passa e um dia vem na porta
Um senhor de alta classe com dinheiro na mão
E ele faz uma proposta indecorosa
E diz que espera uma resposta, uma resposta do João
"Não boto bomba em banca de jornal
Nem em colégio de criança isso eu não faço não
E não protejo general de dez estrelas
Que fica atrás da mesa com o cu na mão
E é melhor senhor sair da minha casa
Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião"
Mas antes de sair, com ódio no olhar, o velho disse:
"Você perdeu sua vida, meu irmão"
"Você perdeu a sua vida meu irmão
Você perdeu a sua vida meu irmão
Essas palavras vão entrar no coração
Eu vou sofrer as consequências como um cão"
Não é que o Santo Cristo estava certo
Seu futuro era incerto e ele não foi trabalhar
Se embebedou e no meio da bebedeira
Descobriu que tinha outro trabalhando em seu lugar
Falou com Pablo que queria um parceiro
E também tinha dinheiro e queria se armar
Pablo trazia o contrabando da Bolívia
E Santo Cristo revendia em Planaltina
Planaltina é outra cidade-satélite, porém já existia antes da construção de Brasília.
 Fundada em 1859, foi uma das primeiras cidades a se formar no interior de Goiás, Resultado do Movimento Bandeirantista.

Entrada de Planaltina
Mapa mostrando distância entre Brasília e Planaltina: cerca de 30km.
Mas acontece que um tal de Jeremias,
Traficante de renome, apareceu por lá
Ficou sabendo dos planos de Santo Cristo
E decidiu que, com João ele ia acabar
Mas Pablo trouxe uma Winchester-22
E Santo Cristo já sabia atirar
E decidiu usar a arma só depois
Que Jeremias começasse a brigar
Jeremias, maconheiro sem-vergonha
Organizou a Rockonha e fez todo mundo dançar
Segundo relatos, Rockonha foi uma festa que realmente aconteceu em uma chácara em Sobradinho, outra cidade-satélite. O cantor Renato Russo participou dessa festa, que foi literalmente uma festa que fez “todo mundo dançar”: a polícia apareceu e prendeu todos os envolvidos.

Desvirginava mocinhas inocentes
Se dizia que era crente mas não sabia rezar
E Santo Cristo há muito não ia pra casa
E a saudade começou a apertar
"Eu vou me embora, eu vou ver Maria Lúcia
Já tá em tempo de a gente se casar"
Chegando em casa então ele chorou
E pro inferno ele foi pela segunda vez
Com Maria Lúcia Jeremias se casou
E um filho nela ele fez.

Santo Cristo era só ódio por dentro
E então o Jeremias pra um duelo ele chamou
Amanhã às duas horas na Ceilândia
Ceilândia é outra cidade-satélite, porém sua construção foi realizada como medida para a reverter a favelização que crescia em volta de Brasília. Essas terras desapropriadas foram loteadas e distribuídas entre moradores das comunidades. Hoje, é uma das cidades-satélites mais populosas do Distrito Federal. Nos anos 80, o “faroeste” era a Ceilândia, que continha gangues que aterrorizavam a região. Cenário perfeito para acontecer o duelo entre João de Santo Cristo e Jeremias.   
Vista aerea de Ceilândia. 
Mapa de Ceilândia.
Em frente ao lote 14, é pra lá que eu vou
E você pode escolher as suas armas
Que eu acabo mesmo com você, seu porco traidor
E mato também Maria Lúcia
Aquela menina falsa pra quem jurei o meu amor
E o Santo Cristo não sabia o que fazer
Quando viu o repórter da televisão
Que deu notícia do duelo na TV
Dizendo a hora e o local e a razão
No sábado então, às duas horas,
Todo o povo sem demora foi lá só para assistir
Um homem que atirava pelas costas
E acertou o Santo Cristo, começou a sorrir
Sentindo o sangue na garganta,
João olhou pras bandeirinhas e pro povo a aplaudir
E olhou pro sorveteiro e pras câmeras e
A gente da TV que filmava tudo ali
E se lembrou de quando era uma criança
E de tudo o que vivera até ali
E decidiu entrar de vez naquela dança
"Se a via-crucis virou circo, estou aqui"
E nisso o sol cegou seus olhos
E então Maria Lúcia ele reconheceu
Ela trazia a Winchester-22
A arma que seu primo Pablo lhe deu

"Jeremias, eu sou homem. coisa que você não é
E não atiro pelas costas não
Olha pra cá filha-da-puta, sem-vergonha
Dá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdão"
E Santo Cristo com a Winchester-22
Deu cinco tiros no bandido traidor
Maria Lúcia se arrependeu depois
E morreu junto com João, seu protetor
E o povo declarava que João de Santo Cristo
Era santo porque sabia morrer
E a alta burguesia da cidade
Não acreditou na história que eles viram na TV
E João não conseguiu o que queria
Quando veio pra Brasília, com o diabo ter
Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente que só faz...

Sofrer...
Mapa de Brasilia e das cidades-satélite . 
Montagem.

Fonte:

sábado, 6 de outubro de 2012

São João Del Rei

Para finalizar a nossa série de post sobre Tiradentes, vamos falar de sua irmã rica, a cidade vizinha de São João Del Rei.
Imagem mostrando a variação arquitetônica do local
Foto: Lídia Quièto

A cidade se mostra bem diferente de sua vizinha, principalmente porque Tiradentes tinha pouco ouro, enquanto São João Del Rei teve sempre mais recursos e, com isso, um crescimento urbano maior. Existem lá partidos arquitetônicos do período colonial ao contemporâneo. Há residências ecléticas, coloniais e neoclássicas convivendo com casas modernas, Art Déco e contemporâneas. Nas ruas, vemos que houve modernização como pavimentação e muros e cercas protegendo as casas. Encontramos jardins planejados, ônibus e carros passando e igrejas rococós e barrocas junto com os passos espalhadas pela cidade. No contexto urbano, o traçado da cidade se formou pelo mesmo princípio de Tiradentes, aproveitando a topografia local usando curvas de nível em tabuleiro. 

Mapa da Comarca do Rio das Mortes em 1780 
Extraído
Wikipedia

Assim como Tiradentes e outras cidades do mesmo período, São João Del Rei se formou devido ao ouro de lavagem. Ela originou-se no Arraial Novo do Rio das Morte e em 1713 recebeu seu nome atual em homenagem a Dom João V, rei de Portugal. Marcada por acontecimentos e histórias como a inconfidência mineira, em 1827 ela ganha o status de cidade, não tendo mais em sua configuração urbana uma feição colonial, e sim possuindo cerca de 1.600 casas distribuídas em 24 ruas e 10 praças. Ainda no século XIX, já contava com casa bancária, hospital, biblioteca, teatro e cemitério público construído fora do núcleo urbano, além de serviços de correio e iluminação pública a querosene. Em 1881, a cidade recebeu a primeira seção da Estrada de Ferro Oeste-Minas, que liga as cidades da região a outros importantes ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil.


“A formação peculiar da cidade, que evoluiu de arraial minerador para importante pólo comercial da região do Campo das Vertentes, é responsável por sua característica mais interessante: uma mescla de estilos arquitetônicos que tem origem na arte barroca, passa pelo ecletismo e alcança o moderno. Em São João del-Rei, é possível apreciar a evolução urbana de uma vila colonial mineira, cujo núcleo histórico permanece bastante preservado em harmonia com as construções ecléticas do século XIX e as mudanças ocorridas no século XX.” (site da prefeitura municipal de São João del Rei” http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/?Pagina=historia)
Túmulo de Tancredo Neves
Foto: Daniel Cinicalcci

Ela também é terra natal de pessoas famosas como o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, o presidente eleito do Brasil em 1985, Tancredo Neves, o Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, o jornalista e escritor Otto Lara Resende, o Padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em vias de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.








Segue abaixo as imagens e alguns exemplares arquitetônicos do local.

Escola Municipal com fachada Eclética
Foto: Lídia Quièto
Residência na rua principal também de partido Eclético.
Acervo pessoal.
Edifício Eclético Classicizante
Acervo pessoal
Ponte antiga do período Colonial
Acervo Pessoal
Prédio Art-Deco
Acervo pessoal
Igreja São Francisco de Assis com seu exterior  Rococó...
Foto: Lídia Quièto

...e seu interior Rococó
Foto: Lídia Quièto
Residência Contemporânea
Acervo Pessoal

Residências Coloniais
Acervo Pessoal. 

Rua mostrando a variação arquitetônica do local
Acervo Pessoal
Fonte:

Fotos:
Lídia Quiènto Viana
Daniel Cinicalcci
Acervo Pessoal








quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Igrejas de Tiradentes

No Brasil, depois da descoberta do ouro, Portugal permitiu que as irmandades e confrarias entrassem apenas no interior do país. Isso foi uma medida encontrada para não permitir que ordens religiosas (no caso as beneditinas, jesuítas, franciscana e carmelitas) pegassem o ouro para elas. É por isso que, enquanto no litoral encontramos conventos, mosteiros e colégios jesuítas, no interior só encontramos igrejas e capelas.

Ilustração que mapeia todas as igrejas de Tiradentes e o Museus da Liturgia
Foi extraido do site do Museu da Liturgia.
Tiradentes não foi exceção. Aqui encontramos igrejas de três categorias, como foi dito em post anterior (http://nossarquitetura.blogspot.com.br/2012/07/tiradentes-ou-sao-jose-del-rey-rua-em.html):
1º- Capela com frontões triangulares, 2º-Capelas com frontões curvilíneos e 3º - Matriz.
Essa divisão foi feita pelas observações apresentadas a seguir. Tiradentes não foi uma cidade em que descobriu-se muito ouro. Ela, entre as principais colônias do ciclo mineiro, foi a cidade mais pobre e por isso não teve muito investimento em igrejas e chafarizes, dentre outros elementos arquitetônicos.
As igrejas permaneceram na forma de capelas simples e não havia uma preocupação em trazer um repertório barroco ou rococó. Somente a igreja da Matriz recebeu investimento por ser a igreja principal da cidade.


1º - Capela com frontões triângulares
São as igrejas Santo Antonio do Canjica, São Francisco de Paula e São João evangelista. As três possuem características similares, com o frotão triangular de coroamento fazendo o acompanhamento do caimento das águas do telhado, o corpo central elevado, um óculo e alas laterais mais baixas e simétricas onde estão os sinos. Todas essas igrejas possuem forte influência das capelas rurais portuguesas e um programa arquitetônico simples: nartéx, coro, capela-mor e sacristia, sendo os aposentos de forma retangular com pouca ornamentação e podendo ter corredores ou capelas laterais.

Igrejas Santo Antonio do Canjica Fonte: Internet

Igreja São João evangelista Fonte: Intenet
Igreja São Francisco de Paula Fonte: Acervo Pessoal
2º - Capela com frontões curvilíneos
São as igrejas Bom Jesus Agonizante, Nossa Senhora do Mercês, Nossa Senhora do Rosário e o Santuário da Santíssima Trindade. Essas já possuem uma preocupação formal em sintonia com os modelos eruditos e de inspiração barroca (atendendo a tendência da época). Como programa arquitetônico, todas elas possuem uma organização similar como das citadas na primeira categoria, alterando-se alguns elementos. No entanto, elas possuem um frontispício arrematado por volutas em composição mais rebuscada e cantaria sobre corpo central.  Entre elas, a Bom Jesus Agonizante possui um caráter mais simples, como se fosse uma interpretação mais popular dessa composição de fachada. Já a Nossa Senhora do Rosário é o melhor exemplar, sendo ela a mais elaborada e tendo em seu interior um altar-mor esculpido em madeira policromada, o púlpito em granito e madeira e a pintura do teto representando a vida de N.Sª do Rosário.
Igrejas Bom Jesus Agonizante Fonte: Acervo Pessoal
Santuário da Santíssima Trindade - Foto de Liane Flemming
Nossa Senhora do Rosário Foto de Marcus Alvarenga
3º - Matriz
Essa categoria possui uma única igreja, a da Matriz de Santo Antônio. Essa igreja é a mais rica da cidade e atende ao repertório barroco. O aspecto atual estabelece semelhança com as grandes igrejas mineiras, como Conceição de Ouro Preto ou Carmo de Sabará.
“O gosto barroco pode ser observado no movimento do frontispício, no trabalho da portada e principalmente na talha do altar, da primeira metade do século XVII ou no dinamismo da balaustrada do coro. No adro da igreja, implantada na principal ladeira da cidade, um relógio de sol, de duas faces, do final do séc. XVIII, dispõe-se à esquerda da entrada, logo após a escadaria em cantaria.” (Caderno de Arquitetura no Brasil - Tiradentes e São João Del Rey - Universidade Gama Filho)
No interior, ainda temos o teto com forro em madeira pintada, o púlpito, o trabalho em marcenaria das talhas e a prevalência de cores escuras e douradas na decoração, com muitos ornamentos característicos do estilo. Além de possuir um órgão importado de Portugal, possui também o piso marcado com as antigas covas, onde foram enterrados nobres e pessoas importantes da igreja. No lado de fora, ainda encontra-se um cemitério e, atrás dela, o acesso ao beco das almas.
Igreja da Matriz - Vista Frontal Foto: Marcus Alvarenga
Igreja da Matriz - Vista Lateral Foto: Acervo Pessoa
Cemitério ao Lado da Igreja Foto: Acervo Pessoal

Interior da Igreja da Matriz
Foto: Marcus Alvarenga


Para completar, temos ainda o Passo.  Ela é uma pequena edificação com apenas uma porta na fachada, frontispício curvilíneo, cantarias laterais e só é aberta durante a semana santa, quando a procisão passa para fazer a mesma triagem que Jesus fez antes de ser crucificado. No seu interior há um altar e uma pintura representando uma passagem bíblica. Há 7 passos na cidade, que se encontram frente à antiga Cadeia, no largo do Pelourinho, no largo do Ó, na Rua Direita, no largo das forras e na rua do Sol. O último passo era constituído por uma armação na porta da igreja Matriz, fechando as estações. 
Passo perto da Igreja do Rosário Foto: Marcus Alvarenga
Passo aberto na Rua Direita Foto: Acervo Pessoal.
Já que estamos falando de arquitetura religiosa de Tiradentes, ainda há um Museu da Liturgia. Foi construído recentemente e nele são guardadas muitas obras artísticas, imagens de santos e utensílios religiosos. Todos estão preservados e, quando necessários para alguma atividade religiosa ou eventos, eles são disponibilizados pelo museu às igrejas, retornando depois a ele.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a ação e a liturgia, segue o link:
http://www.museudaliturgia.com.br/


Fontes:
: VERISSIMO, Francisco, BITTAR, William, MENDES, Chico. Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI. Rio de Janeiro: Imperial novo milênio 2010
BITTAR, William S. M. Tiradentes - MG: Cadernos de Arquitetura no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho.  2012
http://museudaliturgia.com.br/index.php
http://www.santuariosstrindade.com.br/index.php?secao=ver_conteudo&id_conteudo=6


Imagens.


http://blog.unavocebrasil.org/calendario-una-voce-brasil/
- Foto de Marcus Alvarenga
- Acervo Pessoal
- Liane Flemming