domingo, 24 de julho de 2011

Continuando...

Devido a pedidos,  vai mais um post falando sobre Ouro Preto!
No primeiro post , falei sobre o traçado da cidade e como ela se formou, agora nesse irei falar mais sobre suas construções.

Encontramos em Ouro preto três tipos de Arquitetura: Oficial, Civil e Religiosa.

residências em Ouro Preto

Civil: São as casas coloniais,  térreas ou sobrados, que encontramos nas ruas e ladeiras da cidade. Essas moradias urbanas se apresentam com certa padronização, em termos de planta, fachada e lote. Sempre estreitas e profundas, coladas nas divisas entre outros lotes. A fachada frontal mostra um compromisso com o comércio da época com o uso de muitas portas (em algumas casas, as salas da frente eram lojas), além de alguns detalhes construtivos aparentes sobre o fundo branco das paredes, como beiras, cimalhas, cachorros, sobrevergas em pedra e madeira, esquadrias também em madeira, mas pintadas em cores vivas e balcões de ferro fundido. Alguns sobrados de 3 andares apresentam senzalas como a Casa dos Contos, e logicamente, em algumas ruas se apresentam outras casas sem serem coloniais, como chalés e casas ecléticas, sendo essas já influência do sec. XIX.



Igreja de São Francisco de Assis

Religiosa: Ouro preto apresenta um rico repertório de capelas, passos e igrejas. Essa arquitetura religiosa mineira constitui um capítulo a parte da compreensão do barroco no Brasil. Em resumo, o que chamamos de barroco brasileiro é muito mais um rococó, mais festivo, alegre e colorido, diferenciando-se muito do barroco original vindo da Europa devido à falta de informações e à pouca influência, criando modelos mais particulares.  
Um Passo da Paixão
As capelas foram os primeiros exemplares a serem construídos, mesmo quando a vila ainda não estava formada. São construções mais simples, com frontão triangular e sem torre sineira. Já as igrejas são edifícios mais elaborados, feitos por mão de obra mais qualificada e encomendadas pelas irmandades e ordem terceira. Quanto às matrizes, são originárias das capelas. Com o enriquecimento dos arraias, elas se tornaram grandes edificações com requintados interiores. Os Passos da Paixão são pequenas edificações com apenas uma porta na fachada usados durante a semana santa



Antigo Teatro de Opera

Chafariz
Oficial: Se apresentam por diversos exemplares. Um deles, já citado no post anterior, é a Antiga Casa de Câmara e Cadeia, levando traços de um neoclassicismo iniciante inspirado no capitólio de Michelângelo. Outros são o Palácio do Governador, que já apresenta traços como das casas coloniais, e  o antigo teatro de ópera, com sua fachada simples no exterior, mas mostrando exuberância em seu interior, nos fazendo imaginar como era assistir aos espetáculos naquela época da escavação do ouro. Por último, temos os chafarizes, que eram monumentos de maior importância da cidade já que não havia água encanada para as residências. Eram verdadeiras obras de arte.