terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes , O Pedregulho

2012 Chegou e com ele retorna os trabalhos! E vamos começando com um projeto da nossa arquitetura moderna!


Um projeto que podemos dizer ter sido feito para uma sociedade igualitária, sendo um ótimo exemplar de arquitetura moderna, mas abandonado, é o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho.

Situado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a face social da arquitetura de Afonso Eduardo Reidy, assim como a Unidade Residencial da Gávea (1952) e o Teatro Armando Gonzaga (1950), em Marechal Hermes. Esse edifício teve como idealizadora Carmem Portinho Dia, e tanto Reidy como Portinho defendiam que “habitar não se resume à vida no interior de uma casa”, propondo a composição entre moradia e o espaço externo, promovendo a instalação de serviços complementares às famílias na mesma área dos edifícios residenciais. Essa preocupação surgiu já no final dos anos 40 e a obra contou com técnicas de engenharia avançadas para a época.

Todo o Conjunto encontra-se em um terreno irregular com uma topografia bastante acidentada. Nele temos blocos residenciais e áreas de serviço comuns : jardim de infância, maternal, berçário, escola primária, mercado, lavanderia, centro sanitário, quadras esportivas, ginásios, piscina, vestiários e centro comercial.  O bloco em curva foi implantado para acompanhar o desenho feito pelas curvas de nível do terreno. Foram usados pilotis para criação de bosque e para vencer alguns acidentes do terreno.

 
No centro do conjunto, situam-se a escola e os edifícios destinados a lazer, construções essas que receberam um rebuscado tratamento plástico que se reflete na conjugação de abóbadas com fechamentos verticais revestidos com painéis de azulejo decorados. Esses painéis de cerâmica presentes nas fachadas do ginásio e do vestiário foram confeccionados e doados por Cândido Portinari, Anízio de Medeiros e Roberto Burle Marx com o objetivo de integrar arte e arquitetura, oferecendo às crianças a oportunidade de vivenciar a arte no dia a dia.

Os apartamentos eram pequenos, podendo ser de dois tipos. Um só tinha banheiro, cozinha e sala de estar integrada com quarto, sendo localizado nos 1º e 2º pavimentos. O outro, duplex, possuía cozinha e sala no primeiro andar e banheiro e quartos no segundo. Esses apartamentos eram pequenos porque, com toda a infra-estrutura que o local oferecia, pensava-se que os moradores iriam freqüentar e utilizar mais o conjunto por inteiro do que os apartamentos. A idéia era que, se existia uma lavanderia, as pessoas usariam a lavanderia e não lavariam roupa em casa; se existia escola, as crianças ficariam o dia inteiro lá e voltariam para casa apenas para dormir. Infelizmente, nos dias de hoje, podemos dizer que esse sistema não funcionou como esperado.

Internacionalmente, o Pedregulho é uma grande referência e exemplo de habitação popular. Porém, a realidade para ele é outra. Depois da morte de Carmem Portinho, o conjunto foi abandonado e levado a péssimos estados de conservação. Sua lavanderia está inutilizada; a escola continua funcionando, mas a piscina, que era exclusiva, tornou-se área de lazer para o condomínio inteiro; outros blocos que foram projetados não chegaram a ser construídos, dentre outras irregularidades que ocorrem no local.

É lamentável ver um grande conjunto, que poderia oferecer oportunidade de moradia para pessoas que não poderiam viver em condições melhores, sendo desperdiçado desta maneira.

Fontes:

- SILVA, Helga Santos da. Arquitetura moderna para habitação popular: a apropriação dos     espaços no conjunto residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho). Dissertação de mestrado. Orientador Mauro Cesar de Oliveira Santos. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. 

Fotografia e Imangens:
 - Acervo Pessoal
 - Sites de referência


8 comentários:

  1. Bela construção, tive o prazer de conhecer a anos o local em visita a amigos, pena ver no que se tornou nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Carol na verdade o Minhocão é um "filhote" do pedregulho. Foi projeto pelo mesmo Arquiteto, o Reidy e com a mesma ideologia. Mas sua construção foi atrasada e ainda por cima modificada, tento ainda túnel Zuzu Angel passando pelo meio dele.

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTARIA SABER POR SURGIU O MINHACAO DE SAO CRISTOVAO POR FAVOR ME RSPONDA

    ResponderExcluir
  4. LEIA SOBRE A HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO BRASILEIRA E ESTRANGEIRA E FICARA´INFORMADO A RESPEITO DO SURGIMENTO

    ResponderExcluir