quarta-feira, 29 de agosto de 2012

V Encontro de Museus de Cultura Militar

Divulgando...

V Encontro de Museus de Cultura Militar

"Na semana de 24 a 28 de setembro, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica(INCAER) será sede do V Encontro de Museus de Cultura Militar, evento que compõe a Segunda Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar.
Em 2009, teve vez no Rio de Janeiro/RJ a I Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar organizada pelo Exército Brasileiro, com apoio do Ministério da Defesa, da Marinha e da Aeronáutica. Foi a primeira vez que as áreas de conhecimento de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e de História se uniram para discutir os temas relacionados à Cultura Militar. Os encontros dessas áreas já aconteciam, mas em momentos separados, a cada dois anos, onde cada campo da cultura tratava o seu assunto num evento particular. Um destaque especial no evento foi a comemoração dos 10 anos de criação do Ministério da Defesa.

                Ao final dos encontros ficou estabelecido que a “Semana” teria seu efeito com rodízio de sua coordenação entre as Forças Armadas, cabendo à Aeronáutica a coordenação do evento de 2012, o que está sendo realizado.

                Visando melhor estruturar a exposição e a divulgação dos temas tratados, bem como proporcionar ao público interessado aoportunidade de melhor usufruir dos conhecimentos e das informações disponibilizadas, esta “Semana”, na verdade, está sendo realizada em dois períodos distintos: o Evento nº 1 que congregou, simultaneamente, o III Encontro de Arquivos Militares e o II Encontro de Bibliotecas Militares, no período de 02 a 06 de julho de 2012; e o Evento nº 2, que constitui-se do V  ENCONTRO DE MUSEUS DE CULTURA MILITAR, a ocorrer na semana de 24 a 28 de setembro de 2012.

                Neste ano de 2012, o referido encontro de museus entra na sua quinta edição e, por rodízio entre as Forças Armadas, coube a Aeronáutica a missão de organizá-lo, tendo como objetivo geral promover a discussão de aspectos relacionados ao patrimônio cultural militar, ou seja, a integração, a gestão cultural, a educação, a acessibilidade em museus, os valores e as tradições militares...."


Maiores informções, inscrições e programação pelo link.
http://www.defesa.gov.br/projetosweb/semana-patrimonio-cultural/encontro-museus/


Fonte: http://www.defesa.gov.br/projetosweb/semana-patrimonio-cultural/encontro-museus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário