quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cadeia e Chafariz de Tiradentes


Como prometido, falaremos agora mais sobre o que ficou pendente do último Post.

Cadeia

Foi construída no séc. XVI para abrigar a cadeia da vila. Geralmente a cadeia fica junto da câmara e em uma praça pública, mas, nesse caso, encontramos a cadeia separada da câmara e em frente à igreja do Rosário.
Foto mostrando o acesso da cadeia em frente a igreja.
Em Tiradentes encontra-se o mesmo que nas outras cidades coloniais, mas em menor escala. A Cadeia é um bom exemplo pra tal.
Ela é térrea e o desnível do local foi aproveitado para um porão, onde é outra cadeia. Dependendo do crime ou do estatus do cidadão, ele poderia ser levado para a cadeia de cima ou para a de baixo. Geralmente os mais pobres e sem prestígio eram os que ficavam nesse porão. 
O interessante dela é que, enquanto ao longo da cidade encontramos todas as casas de cor branca com o detalhe das esquadrias e ornamentos coloridos ou em pedra, seu edifício possui as paredes rosa com as cantarias em pedra, o que mostra uma diferença de importância e funcionalidade, destacando-a de todo o resto.
Um dado importante sobre ela era sua relação com a sociedade. A população poderia ver que o criminoso estava realmente preso através de suas janelas grandes (com grades), satisfazendo e promovendo a segurança da cidade.  E por essas janelas ele recebia da população comida e roupa, que não eram oferecidos na cadeia, porém sem humilhação do prisioneiro.
E se o criminoso fosse alguém de grande importância e tivesse escravos, poderia colocar o próprio escravo representando-o na prisão. Por mais que esse sim não tivesse muito prestígio na época, o escravo não ficava preso, mas era reaproveitado para trabalhar nas obras públicas. 

Foto mostrando o interior.
Foto: Extraído da Flickr (Link no final)

Foto mostrando os fundo da cadeia com o desnivel sendo aproveitado para porão.
Foto: Extraído da Flickr (Link no final) 




Chafariz

Foto do Chafariz de São José.
Foto: Extraído da Flickr (Link no final)
 Antigamente, essa era a forma de fornecer água para aquela população.  A água (vinda de um aqueduto ou outra qualquer construção realizada com pleno conhecimento de engenharia sobre mecânica dos fluidos) fica na bacia do chafariz onde os escravos iam pegá-la para levar para as casas.
  O Chafariz de São José em Tiradentes é um dos melhores exemplares de Chafarizes e da arquitetura oficial daquela época. Ele é o único para a vila toda. Além do pano vertical envolto por volutas em cantaria, enquadrada em um pequeno nicho está a imagem de São José, encimado por uma cruz, de onde saem três bicas em forma de carrancas. Ainda possui três bacias independentes em cantaria para o abastecimento da população, lavagem de roupas e utensílios e água para animais e tropa.
Biscas em forma de carrancas
Foto: Marcus Alvarenga
Aqueduto de pedra levando a água para
o chafariz.  Foto: Extraído da Flickr (Link no final)




























Nicho mostrando a imagem de São José.
Foto: Extraído da Flickr (Link no final)



Desenho mostrando o chafariz em planta e fachada.
Imagem: extraído do livro Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI























Em próximo post, falaremos da Arquitetura Religiosa de Tiradentes.

Fontes:
- VERISSIMO, Francisco, BITTAR, William, MENDES, Chico. Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI. Rio de Janeiro: Imperial novo milênio 2010
- BITTAR, William S. M. Tiradentes - MG: Cadernos de Arquitetura no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho.  2012

Imagens :
- VERISSIMO, Francisco, BITTAR, William, MENDES, Chico. Arquitetura no Brasil de Cabral a Dom João VI. Rio de Janeiro: Imperial novo milênio 2010
- Marcus Alvarenga
- Acervo Pessoal

2 comentários: