quinta-feira, 21 de março de 2013

O Castelo da Ilha Fiscal


Quem gostaria de entrar em um castelo? Ou pelo menos conhecer um sem precisar ir para a Europa?
Vista do Castelo na barca para a Ilha. 
Infelizmente, só encontraremos castelos de verdade na Europa mesmo, principalmente nos núcleos históricos das principais cidades.
Mas, aqui no Brasil, temos construções que se assemelham a essa arquitetura medieval e gótica, isso porque, no século XIX, a tendência era a busca por uma arquitetura histórica ou “arquitetura falada” e a Ilha fiscal se mostra como um bom exemplar, sendo seu estilo neogótico.



O castelo foi construído com o objetivo administrativo de controle das mercadorias importadas e exportadas que vinham pelo mar. E a posição da ilha era a ideal. Quem determinou sua construção foi o imperador Dom Pedro II e para tal chamou o arquiteto Adolpho José Del Vecchio - então Engenheiro-Diretor de Obras do Ministério da Fazenda.


Vista da ilha para o Pão de Açúcar. 

A construção foi inspirada nas obras do Violet-le-Duc - arquiteto francês, um dos pioneiros a realizar trabalhos de restauração pela Europa das antigas capelas e castelos góticos. Suas ideias foram pioneiras para o surgimento da arquitetura eclética e neogótica.


Vitral com a imagem de Dom Pedro II
Vitral com imagem da Princesa Isabel
A área construída ocupa um terço da ilha, medindo sessenta e oito metros de frente, vinte e oito de fundos, e cinquenta e três metros de altura no torreão. Foram necessários vários aterramentos e o custo da obra foi caro. Nos vitrais trazidos da Inglaterra, homenagens a Dom Pedro II, que estampa uma janela, e à Princesa Isabel, desenhada em outra janela em frente à ocupada pelo imperador. A construção em cantaria é notável por vários aspectos e todos os materiais utilizados provêm do mineral feldspático, xistoso e cristalino denominado gnaisse, procedente do morro do Pasmado.


Coluna com cantaria trabalhada. 
Abóboda Orgival
As abóbadas ogivais situadas tanto no primeiro quanto no segundo andar são característicos do estilo neogótico. Os arcos ogivais das janelas e portais também o são. Ainda existe uma sacada com vista para o Sul da baía e com uma bela vista da entrada da barra. Essa sacada é um apêndice à sala destinada ao chefe da aduana, que possui piso em madeiras de lei brasileiras, formando um grande mosaico com o desenho da rosa dos ventos. O castelo ainda possui um relógio alemão no alto da torre mais alta para os navegantes que chegam.

Uma das salas mostrando os antigos
moveis. 
A Ilha Fiscal tem várias histórias. Uma delas, a mais famosa, é sobre o Baile da Ilha fiscal, a última grande festa do Império antes da proclamação da república em novembro de 1889. A Ilha também já esteve em meio de um duelo na Revolta Armada e precisou depois de reparações devido ao estrago feito pelas artilharias.

A Ilha já teve diversos usos até chegar a ser um memorial naval e aberto a visitação, mostrando os projetos e as contribuições que a Marinha Brasileira oferece.

Exposição do memorial naval. 

Para informação sobre visitações, é só entrar no site da marinha:
ou ligar para(021)xx 22339165 - (021)xx (21046992).
Além da visita ao castelo, há um agradável passeio de barco até a ilha.




Fonte:

Imagens:

Arcevo Pessoal

6 comentários:

  1. Vish, errado...
    O castelo ÑÃO foi construído com objetivo administrativo mais sim, de dar uma '' boa vista '' para os estrangeiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela sua observação.
      Quando procurei saber sobre a ilha fiscal não havia encontrado essa informação.
      Me informarei melhor e acrescentarei neste post.

      Excluir
  2. Devo d concordar com erros mas foi o mais bem explicado e o mais objetivo.
    obrigado , ajudou mt

    ResponderExcluir