sábado, 15 de dezembro de 2012

104 anos (Parte 1)


No dia 05/12/2012, o Brasil fica em luto. Morre Oscar Niemeyer.
E hoje, dia 15/12/2012, o arquiteto completaria 105 anos se estivesse ainda vivo. No blog Nossa Arquitetura, em sua homenagem, falaremos resumidamente de suas principais obras. Niemeyer foi e sempre será o arquiteto mais famoso que tivemos no Brasil. Muitos podem não gostar de sua arquitetura, e muitos podem admirá-la. Mas sua influência, mesmo sendo aos conceitos modernistas de Le Corbusier, trouxe grande evolução e transformação na nossa arquitetura. Muitos arquitetos aderiram a ela. Algumas de suas obras podem não ter o melhor
conforto, mas algumas foram práticas e outras exigiram uma estrutura especial. O que é inquestionável é a plasticidade de seus projetos, que se tornaram obras de
arte. E agora, serão eternizados junto com o seu nome.


Foto do Palácio com os croquis do projeto.
Rio de Janeiro
Tudo começou com o Palácio Gustavo Campanema. Nesse projeto, estavam os
arquitetos Lucio Costa, Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira, com supervisão de Le Corbursier. Esse seria o primeiro prédio modernista com os conceitos corbusianos. Niemeyer, com insistência, pede para participar desse projeto e fica próximo de Le Corbusier, começando assim sua influência modernista.

Pavilhão Brasileiro de Nova York em 1939
EUA

O Berço - primeiro projeto autônomo
Rio de Janeiro
Quando acabou esse projeto, Oscar começou a trabalhar como arquiteto autônomo e seu primeiro projeto assim foi O Berço. No entanto, a parceria com Lucio Costa permaneceu.. Realizaram juntos o Pavilhão Brasileiro na exposição Internacional de New York em 1939 e o Grande Hotel, em Ouro Preto.

Grande Hotel - Ouro Preto
Após esses projetos, Juscelino Kubitschek lança um concurso para fazer o projeto do lago da Pampulha, mas nenhum o agrada. Por indicação de Lucio Costa, Oscar vai até ele e faz os primeiros croquis para o lago, agradando o ex-presidente.
Igreja do Lago da Pompulha
Belo Horizonte



Sede da ONU - EUA
Casa das Canoas -  Casa projetada para
ser a sua residência. - Rio de Janeiro
Depois veio a Sede da ONU, o Parque do Ibirapuera, o Conjunto Copan em São Paulo, a Casa das Canoas, até chegar aos anos 60, quando acontece um concurso para projetar Brasília. O ganhador é Lúcio Costa. Ele leva Niemeyer para ajudá-lo e projetar os edifícios, enquanto Lúcio fica com a parte urbanística da cidade. Obra essa que se eternizou, seguindo novamente os conceitos cobursianos para uma cidade ideal: a Ville Radieuse.

Conjunto Copan - São Paulo
 Parque do Ibirapuera - Foto do interior da Bienal - São Paulo















Montagem de alguns projetos de Brasilia,
como o Congresso Nacional,
a Ponte Juscelino Kubitschek Palácio da Alvora
 e a Catedral Metropolitana.
Ministério da Justiça - Brasilia









Palácio do Planalto - Brasilia









Palácio Itamaraty - Brasilia










Seu sucesso foi grande, e assim Niemeyer começou a produzir para fora do país. Fez projetos para França, Itália, Argélia, Portugal e países Árabes.
Sede do partido comunista francês -
França

Mesquita de Argel
Argelia














Nos anos 80, dois projetos marcantes são o Centro Integrado de Educação Pública
(os Ciep) - recebendo grande crítica projetual e ao mesmo tempo elogiado como uma forma de produção de escola em série - e a Passarela do Samba. Nos anos 90, fez o projeto do Museu de Arte Contemporânea em Niterói – MAC, o auditório Ibirapuera e o olho de Curitiba, onde está o museu Niemeyer.
CIEP - Estado do Rio de Janeiro

Sambodromo - Rio de Janeiro







Museu Oscar Niemeyer - Curitiba
Museu de Arte Comteporânea - MAC
Niteroi
















Houve outras obras que também não são muito citadas. Oscar Niemeyer produziu certa de 200 projetos até o fim da vida, e mesmo chegando aos 100 anos de idade produziu muito, deixando outros projetos a serem ainda executados.

Vejam esse projetos em "104 anos (Parte 2)"

Fonte:
http://www.niemeyer.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

Imagens:
http://reidy-ofilme.blogspot.com.br/2011/10/reidy-e-o-palacio-gustavo-capanema.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia
Internet acervo google

Nenhum comentário:

Postar um comentário